Skip directly to content

gvSIG e análise da dinâmica de uso da terra para a agricultura no município de Derrubadas

Contact name: 
Antonio Carlos Leite de Borba
Organization: 
EMATER/RS
Software: 
Other software: 
Situation: 

O presente trabalho apresenta uma metodologia de estudo e análise da dinâmica de uso da terra para a agricultura no município de Derrubadas, no Estado do Rio Grande do Sul. Utilizando uma composição colorida multitemporal do Índice de Vegetação de Diferença Normalizada (IVDN) gerada a partir de imagens do Landsat 5 TM. As imagens correspondem as datas de passagem do satélite em 20/08/2010, 08/11/2010 e 27/01/2011.

A partir das imagens foram processados os IVDN para cada data, as quais correspondem um momento chave na avaliação do uso da terra para a agricultura, permitindo inferir a espécie agrícola estabelecida ou em estabelecimento na data de tomada das imagens. Sendo finalmente elaborada uma composição colorida multitemporal utilizando as imagens dos índices de vegetação nas três datas, associando cada imagem do IVDN a uma das três cores primárias.

Com este método conseguimos diferenciar as áreas ocupadas pelas culturas de soja e milho, e perceber a dinâmica de ocupação das terras pelas culturas, qualificando dessa forma a estimativa de área das culturas.

Solution: 
  • Registro das imagens Landsat 5 TM nas três datas usando gvSIG 1.11.
  • Recorte das imagens na área de interesse usando o shapefile do limte do município.
  • Processamento do IVDN das imagens Landsat 5 TM e elaboração de composição colorida multitemporal para estudo da dinâmica de ocupação das terras agrícolas através do software Sextante.
Benefits: 

Permite qualificar a estimativa de áreas das culturas de interesse econômico além de melhorar o entendimento da dinãmica de uso/ocupação das terras agrícolas no município de Derrubadas no Rio Grande do Sul, visando contribuir para o aprimoramento e a utilização de recirsos de sensoriamento remoto de média resolução na previsão de áreas e safras de culturas agrícolas.

Rate it!!: 
Average: 5 (1 vote)
Country: