Skip directly to content

gvSIG e delimitação de áreas de conflito em áreas de preservação permanente da sub-bacia do Córrego Pinheirinho

Contact name: 
Juliano Boeck Santos
Organization: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Software: 
Situation: 

A preservação da mata que se localiza nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes, ou seja, as margens dos corpos d’água, também conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária é de fundamental importância para o equilíbrio natural e harmonia com os seres humanos.

A área de mata ciliar é considerada pelo Código Florestal Federal como Área de Preservação Permanente (APPs) e deve ser estabelecida de acordo com a largura dos rios, lagos, represas ou nascentes. Para tanto, um planejamento ambiental adequado é necessário para o gerenciamento e monitoramento destas áreas no intuito de preservar o meio ambiente, face à expansão urbana das cidades e de novas áreas de exploração agrícola.

Com o objetivo de mapear, georreferenciar e identificar possíveis conflitos em Áreas de Preservação Permanente no município de Botucatu foram estudadas a ocupação do solo e, principalmente, a situação da mata ciliar ao longo do Córrego Pinheirinho.

Solution: 

Este curso d´água é importante por ser o principal afluente da margem direita do Alto Rio Pardo, abastecedouro do município de Botucatu.

O monitoramento realizado propiciou maior agilidade na tomada de decisões, principalmente quanto ao mapeamento das áreas degradadas, das áreas de conflito e das áreas a serem revegetadas pertencentes à sub-bacia estudada.

Para este diagnóstico foram utilizadas ferramentas de geotecnologias para a vetorização das cartas planialtimétricas e Sistemas de Informação Geográfico (gvSIG) para o cruzamento dos planos de informação e obtenção das áreas de conflito.

Pode-se concluir que a sub-bacia estudada apresentou uma área total 968,84 ha e suas principais áreas de conflitos em relação às APPs representaram um total de 26,59 ha, equivalentes a 2,74% da área total da sub-bacia, estando representadas principalmente pelo reflorestamento (5,71%); cana-de-açúcar (2,97%); milho (2,14%); pequenas propriedades (2,93%); pastagem (24,07%) e outros (61,90%).

Benefits: 

Ante o exposto, verificou-se que a utilização do solo da sub-bacia do Córrego Pinheirinho encontra-se em desacordo com a legislação ambiental, quanto às áreas de preservação permanente em suas margens (30m) bem como das áreas de nascentes e represas (50m), mostrando que um monitoramento mais constante dessa área deve ser realizado no intuito de que novas ocupações venham a contribuir com o aumento desta já preocupante percentagem de conflito.

Com as ferramentas utilizadas, as mesmas mostram ser eficientes no campo da gestão ambiental, propiciando uma maior agilidade na tomada de decisões na evolução espacial de áreas de conflitos, não só na área rural como também nas áreas de expansão urbana das cidades.

Finalmente, salienta-se que a tecnologia utilizada não demandou custos significativos, tendo em vista que as bases utilizadas (carta topográfica planialtimétrica e imagem de satélite) podem ser obtidas gratuitamente por meio de órgãos governamentais ou outras instituições de pesquisa.

Rate it!!: 
No votes yet
Country: