Skip directly to content

gvSIG e o curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná

Contact name: 
Nelson Carlos Rosot
Organization: 
Universidade Federal do Paraná
Software: 
Situation: 

A disciplina de geoprocessamento ministrada no curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná envolve aulas teóricas e práticas, objetivando proporcionar aos alunos uma visão global das geotecnologias disponíveis no mercado e familiarizá-los com o uso de software aplicados a Sensoriamento Remoto (SR) e Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Embora a Universidade tenha a possibilidade de adquirir software proprietários com as correspondentes vantagens econômicas das licenças acadêmicas, as crescentes dificuldades orçamentárias das instituições públicas de ensino têm dificultado ou mesmo impedido tal aquisição ou renovação de licenças. Outra questão diz respeito ao interesse despertado pela disciplina em função da grande aplicabilidade dos SIG no setor florestal, o que, por sua vez, faz com que os alunos desejem aprofundar-se no contato com o software além da carga horária oferecida.

Assim, para essa disciplina especificamente, tem-se buscado alternativas em software livre que atendam a quesitos tais como robustez, eficiência, rapidez, dinâmica, interface amigável e disponibilidade de suporte técnico.

Solution: 

A partir de 2009 os professores responsáveis pela disciplina tomaram conhecimento do software gvSIG e participaram das Primeiras Jornadas Latinoamericanas realizadas em Buenos Aires, Argentina. Já no inicio do ano letivo de 2010, todos os tópicos a serem abordados nas aulas de geoprocessamento foram desenvolvidos e preparados utilizando o programa gvSIG.

Com uma carga horária de 4 horas-aula semanais, o conteúdo programático da disciplina inclui:

  1. AULAS TEÓRICAS: apresentação do software e da página do projeto gvSIG; acesso ao repositório de versões atuais e anteriores, instalação do programa e extensões.
  2. PRÁTICA DE LABORATÓRIO: definição das propriedades da Vista; adição e criação de shapes; definição de simbologia; cálculo de áreas; definição/alteração da estrutura e preenchimento das tabelas de atributos; cálculo de estatísticas e resumo de tabelas; operações de geoprocessamento (buffer, cortar, dissolver, união, etc); consultas (filtros).
    Todos os comandos e menus mencionados foram utilizados em aplicações práticas, empregando-se situações reais, tais como o processamento de dados para o Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente – SISLEG e a vetorização de classes de uso e cobertura da terra por meio da interpretação em tela de imagens satelitárias e fotografias aéreas digitais. Os alunos contam, também, com roteiros detalhados contendo a sequência de comandos e operações a serem executados nas aulas práticas para diferentes aplicações.
Benefits: 

Desde que o gvSIG foi adotado como software na disciplina, os alunos têm se sentido motivados a descobrir e utilizar funcionalidades adicionais do programa, instalando-o em seus computadores pessoais e em seus locais de estágio. Também foram informados sobre a lista de discussões – agora também em idioma português – onde dúvidas podem ser discutidas e dirimidas entre a comunidade de usuários. Em um mesmo semestre letivo há a possibilidade de se contar com uma ou mais novas versões contendo melhorias, novas funcionalidades e correção de bugs, o que confere credibilidade ao programa com relação à sua continuidade e manutenção.

Um dos principais beneficios da utilização do gvSIG é o fato de não se depender mais de aquisição ou renovação de licenças de software proprietário e, assim, poder cumprir o cronograma da disciplina conforme o planejado.

Rate it!!: 
No votes yet
Country: