Skip directly to content

gvSIG e imagens de satélites para a Geração de uma Base de Dados Planialtimétrica para a Gestão Municipal

Contact name: 
Taciana Vanucci
Organization: 
Engesat Imagens de Satélite LTDA
Software: 
Other software: 
Situation: 

Há uma necessidade cada vez maior, dos Municípios, de se obter bases geográficas urbanas em escala 1:5000 ou melhores, sendo que estas bases são aplicadas a:

  • Urbanismo e estudo de expansão urbana
  • Ocupação do solo
  • Planejamento de cadastramento e recadastramento imobiliário
  • Planos diretores urbanos e municipais

Com o uso de imagens de satélite, tornou-se possível obter, de uma maneira mais rápida, de menor custo, e eficiente, essas informações de mapeamento urbano georreferenciado. Além disso, o uso do gvSIG e da geotecnologia livre viabiliza o fornecimento desta tecnologia para qualquer setor e qualquer prefeitura, independente de seu tamanho e de seu porte.

Solution: 

Apresentamos a sequência de procedimentos práticos, desde a demarcação da área de interesse, trabalho de campo, como solicitar a imagem, como usá-la, os processamentos de ortocorreção, processamentos estéticos básico, o uso da imagem para a restituição altimétrica e depois compor um modelo 3D interativo digital , e a integração com o SIG nos padrões gvSIG.

A apresentação é destinada tanto aos Gestores Municipais como os Técnicos em Geoprocessamento, para que entendam tanto o leque de possibilidades de aplicações como as limitações das imagens de satélites, em virtude de sua resolução planimétrica e altimétrica, etc...

Software ENVI e Erdas para ortorretificação e extração do MDE das imagens de satélite.

A apresentação usará o caso concreto da Cidade de Cascavel cujo projeto está em andamento desde Maio de 2011, usando imagens GEOEYE de 0,50 m de resolução coloridas em estereoscopia adquiridas por programação. Tal tecnologia se aplica em cidade de pequeno , médio e grande porte, com expressivo ganho de tempo e custos com relação a outras tecnologias.

Benefits: 

O maior beneficio do uso e emprego da geotecnologia livre e gvSIG, tanto em partes, como no todo, é a possibilidade do cliente final dispor de ferramentas e tecnologia que pode ser usada em seu dia a dia, sem o limitante e a limitação de licenças de uso, permitindo uma independência tecnológica de seus usuários.

Rate it!!: 
No votes yet
Country: