Skip directly to content

Capacitação em gvSIG aos funcionários do setor público do Município de Botucatu-SP

Contact name: 
Fábio Ávila Nossack
Organization: 
Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Software: 
Situation: 

O presente trabalho teve origem no Plano Diretor Florestal de Botucatu-SP, financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) objetivando o suporte financeiro à Política Estadual de Recursos Hídricos e às ações de gerenciamento dos recursos hídricos do Estado de São Paulo. O Plano Diretor Florestal proporcionou uma visão holística da paisagem do município e definiu diretrizes para a recomposição de áreas degradadas ou de áreas de grande importância na conservação ambiental, bem como, a manutenção da qualidade e a quantidade das águas e outros processos de gestão dos recursos hídricos.

A confecção do banco de dados foi realizada com o Sistema de Informação Geográfica gvSIG 1.10. Após a criação dos Bancos de dados georreferenciados do Município em questão e das diretrizes para a recomposição florestal do mesmo, foi necessário capacitar os funcionários da prefeitura, que irão operar e atualizar estas informações ao longo do tempo, em um programa de código aberto e de distribuição gratuita.

Solution: 

Para isto foi desenvolvido um material didático completo de gvSIG abordando os temas:

  • Criação de Projetos
  • Inserir e Georreferenciar Cartas Planialtimétricas
  • Vetorização dos Dados da Carta Planialtimétrica
  • Registro de Imagens de Satélite à partir de Ortofotos
  • Criação dos Mapas de Uso
  • Cruzamento de Informações Vetoriais
  • Elaboração e edição de Banco de dados
  • Finalização dos Mapas Temáticos

Na capacitação dos funcionários das secretárias da prefeitura de Botucatu-SP foram ministradas 42 horas de curso para abordar todos os itens do projetol e apresentar o banco de dados gerados do Município. Foi utilizada a estrutura da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP para este fim.

Benefits: 

O material didático proposto teve como resultado, apoiar as manipulações das informações atualizadas e atualizáveis da área do município de Botucatu, que servirá como um instrumento importante para a implementação de planejamento e gestão de ações mitigadoras da degradação ambiental e manutenção dos recursos hídricos da área. Com isso espera-se viabilizar o uso mais adequado desses recursos, possibilitando um apoio técnico mais eficaz na tomada de decisão, no tocante ao reflorestamento da área de preservação permanente e na avaliação para o aumento da captação de água para abastecimento do município.

Ocorreu a capacitação do servidor público para que este tenha autonomia de atualizar o banco de dados e fornecer as informações aos tomadores de decisão da prefeitura, para a gestão das áreas rurais do Município e para auxiliar os processos de Licenciamento de Obras ou de atividades que necessitam de análises ambientais.

Rate it!!: 
No votes yet
Country: