Skip directly to content

O gvSIG e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos - SP

Contact name: 
Dirceu Azollini Filho
Organization: 
Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos ; GAUSS Geotecnologia LTDA
Software: 
Situation: 

Dentro do ambiente do SAAE São Carlos, sempre foi necessário a visualização das redes de água e esgoto através de mapas georreferenciados. Esta demanda existia, e existe, não somente para os técnicos em geoprocessamento, mas para praticamente todos os usuários do sistema.

Com isso, tornou-se necessário a definição por um estudo de viabilidade da implantação do geoprocessamento dentro do ambiente do SAAE, no qual tornouse possível com o uso da geotecnologia livre.

Solution: 

A partir do cenário descrito no Plano Diretor de Geotecnologia do SAAE São Carlos, foi implementado um GIS corporativo com as seguintes caracteristicas:

  • Servidor Ubuntu Server 8.04
  • Banco de dados PosgreSQL 8.3 + PostGIS
  • Mapserver 5
  • PHP+Apache 2

A partir disso, foi desenvolvido um sistema de visualização de mapas onde é possível visualizar:

  • Imagem de satélite ortorretificada
  • Mapeamento Urbano básico
  • Ligações de água
  • Sistema de rede de água e esgoto
  • Mapas adicionais (rede de telefonia, de gás, etc.)

O gvSIG é o software utilizado para a edição dos mapas através do banco PostGIS. Com isso, os técnicos do setor de geoprocessamento da Gerência de Planejamento e Projetos (GPP) editam, de maneira online e centralizada, todas as atualizações referente a rede que é expandida, ou as quadras, os lotes e edificações, que recebem atualizações da Prefeitura Municipal de São Carlos.

Benefits: 

O beneficio foi para todo o sistema do SAAE, pois, além de permitir o fácil acesso a mapas georreferenciados e consultas, centralizou a estrutura de geração e processamento dos mapas, pois antes tudo era feito em sistema CAD, de maneira descentralizada.

Hoje, existe uma integração entre a base de dados geográfica, e o sistema corporativo, que permite a visualização e geração de mais informações, de maneira visual (exemplo: um mapa dos hidrômetros com mais de 05 anos de idade).

O setor de atendimento ao cidadão, pode consultar, rapidamente, os mapas, e verificar se o cliente está bem atendido pelo sistema de água e esgoto, e com isso, solicitar reparos e assistência técnica. Já o setor de fiscalização dispõe de uma ferramenta que permite a análise de ligações irregulares e perdas significativas de água.

Rate it!!: 
No votes yet
Country: