Skip directly to content

gvSIG e o projeto do curso de História da Universidade Federal de São Paulo

Contact name: 
Luis Ferla
Organization: 
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP )
Software: 
Situation: 

No âmbito dos extraordinários desenvolvimentos das tecnologias da informação, os chamados Sistemas de Informações Geográficos têm sua utilização cada vez mais generalizada, disseminada e diversificada. Sua identidade tecnológica reside na capacidade de incorporar a dimensão espacial em análises nas quais elas têm importância central. No entanto, seu uso em investigações históricas é ainda bastante incipiente, tanto em relação ao que se dá em várias outras áreas do conhecimento, como em contraposição com a sistemática pertinência de questões ligadas ao espaço nos estudos do passado.

O presente projeto tem a intenção de colaborar na superação dessa incômoda defasagem, buscando as condições para a implementação dessa tecnologia nos âmbitos do Departamento de História da UNIFESP e do Arquivo Público do Estado de São Paulo. Seus resultados prevêem a capacitação de um grupo de pesquisadores, a elaboração de uma metodologia e de um projeto de laboratório voltados à área, e um relatório de um projeto-piloto dedicado à história das enchentes na cidade de São Paulo à época da penúltima virada de século, com a disponibilização da base cartográfica digital correspondente.

Solution: 

Objetivo: Viabilizar a implantação da tecnologia de Sistemas de Informações Geográficos no Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP e na Divisão de Cartografia Histórica do APESP, por meio da capacitação humana respectiva, da proposição de uma metodologia de pesquisa para futuros trabalhos na área e da elaboração de um projeto para a criação de um laboratório com os equipamentos necessários.

Para conseguir tal objetivo, o projeto está estruturado pelas seguintes atividades:

  • Capacitação teórica: no que diz respeito à capacitação, quatro núcleos temáticos foram definidos para compor a sua agenda: as relações entre geografia e história e as preocupações epistemológicas e metodológicas envolvidas com a incorporação e valorização da dimensão espacial nas pesquisas históricas; as características e especificidades da tecnologia SIG e as reflexões e experiências já acumuladas no seu uso em investigações históricas; o conhecimento operacional do software escolhido, o gvSIG, e de sua aplicabilidade aos objetivos pretendidos, bem como a compreensão das implicações derivadas da escolha de um “software livre”, que é o caso, para o desenvolvimento do projeto; aprofundamento do estudo da história de São Paulo durante o período definido pelo recorte do projeto-piloto (1870-1940), com particular atenção ao fenômeno das inundações e de suas conseqüências sociais.
  • Vetorização: as cartas pertencentes à base cartográfica do projeto-piloto terão vários de seus elementos vetorizados, sempre com o uso do software gvSIG, de forma a possibilitar a constituição de cinco planos de informação: arruamento, transportes, edificações principais, hidrografia e curvas de nível. Um sexto plano de informação será construído a partir da documentação a ser coletada no escopo do projeto-piloto, correspondendo às áreas inundadas. Os planos de informação assim definidos pretendem fornecer uma infraestrutura de dados que sirva também de suporte a outras pesquisas às quais eles podem ser pertinentes.
  • Banco de dados: uma base documental deve ser identificada, compilada e organizada em um banco de dados. A definição de seu conteúdo será disciplinada pelas necessidades do projeto-piloto, priorizando-se, portanto, as informações que sejam úteis aos seus objetivos, particularmente aquelas relacionadas à construção do plano de informações de “áreas inundadas”, referido mais acima.
  • Análises: com a estruturação do SIG, com seus planos de informações vetorizados e associados ao banco de dados respectivo, a equipe do projeto estará em condições de realizar exercícios analíticos voltados aos objetivos do projeto-piloto. O cruzamento das informações integradas no sistema deverá ser capaz de produzir ganhos na capacidade de análise, explorando-se ao máximo as possibilidades que um SIG pode fornecer para tal.
  • Laboratório de SIG Histórico: a experiência adquirida na execução do projeto deve permitir a elaboração acurada de um projeto de laboratório de SIG Histórico, no âmbito da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp, com a definição dos equipamentos, do mobiliário e do espaço físico necessários. A difusão pretendida da tecnologia entre os historiadores, assumida como um dos objetivos do presente projeto, seria favorecida decisivamente pela implantação desse laboratório.
  • Relatórios: os resultados alcançados serão compilados e discutidos em relatórios apropriados, anual e final. Na sua redação, atenção especial deverá ser dada aos aspectos metodológicos envolvidos com a pesquisa, que, juntamente com a base digital a ser produzida, poderão ser de grande utilidade para o desenvolvimento de outros projetos que pretendam fazer uso do SIG histórico.
Benefits: 

Além da disponibilização de uma base cartográfica digital da cidade de São Paulo da época de sua industrialização, com a construção de um plano de informações referentes às enchentes, o relatório final deverá trazer muitas contribuições à definição de uma metodologia específica para o uso da tecnologia de SIG em investigações históricas.

Uma e outra coisa serão de enorme valia para os trabalhos realizados no âmbito do departamento de História da UNIFESP, seja para o prosseguimento de projetos de pesquisa relacionados à área, seja para o amadurecimento das discussões e análises voltadas às relações entre a tecnologia em questão e o aprimoramento do conhecimento histórico. Já a capacitação adquirida pelos participantes da equipe por conta do desenvolvimento do projeto deverá se constituir em elemento multiplicador da tecnologia.

Rate it!!: 
No votes yet
Country: