Skip directly to content

O uso do gvSIG na construção do SIG da Fundação Nacional do Índio (FUNAI)

Contact name: 
Patrícia Cayres Ramos
Organization: 
Fundação Nacional do Índio - FUNAI
Software: 
Situation: 

A Fundação Nacional do Ïndio - Funai utilizava apenas as tecnologias proprietarias para a elaboração de mapas. Com a necessidade das constantes atualizações desses softwares e o baixo orçamento da instituição o coordenador da área de geoprocessaemento, demandou aos técnicos um estudo sobre o uso de técnologias livres.

A Coordenação Geral de Geoprocessamento precisava montar um Sistema de Informação Geográfica que atendesse as demandas internas da instituição, bem como as da comunidade por mapas e informações geoespaciais. Estas informações deveriam estar livremente acessíveis e os programas distribuídos nas diferentes coordenações sem impactar o orçamento institucional e estes deveriam interagir entre si de modo a minimizar as conversões dos dados entre eles.

Solution: 

O estudo sobre os softwares nos levou a adotar o Postgresql como banco de dados e sua extensão, Postgis, que auxilia no armazenamento das informações geoespaciais. Para a atender a demanda de disponibilização das informações na internete foi escolhido o I3geo e o Mapserver como servidor de mapas web.

O gvSIG junto com o Sextante se adequaram as necessidades para elaboração de mapas, edição e analises das informações geográficas e foi No gvSIG as informações são preparadas para serem enviadas ao banco de dados e disponibilizadas para rede de computadores.

A principal informação disponibilizada neste sistema é o shapefile de Terras Indígenas, que foram digitalizados originalmente em formato DGN, exportados para o formato shapefile utilizando o gvSIG e em seguida enviados para os demais programas do Sistema de Informação Geográfica na seguinte sequência: QuatumGis, Postgis, Postgresql, Mapserver e I3geo e por fim disponibilizados no Geoportal.

O gvSIG Desktop demonstrou-se eficaz no acesso direto ao banco de dados Postgresql, e o servidor WMS no I3geo do Geoportal da fundação.

Para facilitar a distribuição do programa aos usuários foi criado um link no Geoportal de acesso a página oficial do gvSIG, onde é possível baixar suas diversas versões e acessar seus tutoriais.

Benefits: 

A Funai caminha para um novo processo de aprendizagem na troca gradativa de programas proprietários para o uso do gvSig e demais tecnologias livres aumentando a possibilidade de inovação tecnológica institucional.

Atualmente, já é possível atender os objetivos da organização na elaboração de mapas e disponbilização de informações geográficas de forma econômica e ágil.

Econômica pois nada é gasto do orçamento com pagamentos de licenças, e ágil porque dispensa todo tramite com levantamentos de preços e licitações e atingi a todos os usuários apenas com um clique para baixar o programa e seus tutoriais.

Rate it!!: 
No votes yet
Country: