Skip directly to content

gvSIG e levantamento de riscos e atendimento a desastres naturais no Vale do Ribeira e Litoral Sul de SP, Brasil

Contact name: 
Arlei Benedito Macedo
Organization: 
Instituto de Geociências, USP-Brasil; AMAVALES – Associação dos Mineradores de Areia do Vale do Ribeira e Baixada Santista; Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Campus de Botucatu - FCA
Software: 
Other software: 
Situation: 

A bacia hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e Litoral Sul é sujeita a chuvas intensas, ocasionando riscos geológicos (deslizamentos, erosão, afundamentos cársticos) e hidrológicos (enchentes e alagamentos), causando mortes e danos materiais. É necessário o levantamento das áreas de risco e de suscetibilidade e o apoio ao atendimento a esses desastres naturais, que ocorrem anualmente e, aproximadamente a cada dez anos, com dimensões catastróficas, como acaba de ocorrer este ano (2011). Levantamento parcial, ainda em andamento, indica dezenas de milhares de afetados, milhares de desalojados e desabrigados e centenas de milhões de reais de prejuízos a residências, rede viária e produção agrícola.

Solution: 

Está em elaboração um SIG específico, com as funções de apoiar o levantamento das áreas de suscetibilidade e de risco e, em subsistemas distribuídos, capacitar os municípios para fazer seus próprios levantamentos e para apoiar o atendimento aos afetados pelos desastres naturais. Já foram elaborados mapas de suscebitibilidade à erosão e a movimentos de massa, foi feito, juntamente com os técnicos municipais, o levantamento das áreas onde já ocorreram desastres naturais e outras reconhecidas como de risco pelos municípios e elaboradas cartas de detalhe das áreas e fichas de cadastro.

Para localização e elaboração das cartas foram usadas, como pesquisa, imagens de satélite, fotos aéreas e imagens do Google Earth., e como base vetorial os arquivos do SIG-RB, Sistema de Informações da Bacia do Ribeira de Iguape e Litoral Sul.

Está em elaboração o SIG municipal de riscos do município de Eldorado, como projeto piloto para confecção dos SIGs e para sua aplicação pelos agentes municipais. Estes terão capacidades para levantamentos independentes e para comunicação de levantamentos e ocorrências com a Sala de Situação do controle dos recursos hídricos (Departamento de Águas e Energia Elétrica) e com a Defesa Civil.

Também está sendo executado levantamento topográfico de detalhe das áreas sujeitas a enchentes e alagamentos, visando a melhorar a exatidão dos mapas de suscetibilidade e apoiar os municípios no planejamento de expansão da área urbana e relocação dos afetados pelas enchentes para áreas não sujeitas a elas.

Benefits: 

A parte já elaborada dos mapas permitiu o estudo integrado dos riscos, devendo agora apoiar o planejamento para apoio aos municípios afetados pelas recentes enchentes em seu planejamento de expansão e relocação dos desalojados, além do planejamento dos futuros atendimentos.

Os SIGs municipais permitirão aos gestores locais a autonomia nos levantamentos e possibilitarão a comunicação imediata com os órgãos de gestão de recursos hídricos e de defesa civil em caso de novos desastres.

Rate it!!: 
No votes yet
Country: