Skip directly to content

gvSIG e Capacitação no uso de Geotecnologias a distância em Português-BR

Contact name: 
Rosa Maria Piccoli da Cunha
Organization: 
Universidade Federal do Rio Grande - RS
Software: 
Situation: 

As geotecnologias compreendem o conjunto de tecnologias para coleta, processamento, análise e disponibilização de informação com referência geográfica e frequentemente são referidas como ''geoprocessamento''. Compõem-se de soluções em hardware, software e peopleware que juntos se constituem em poderosas ferramentas para tomada de decisão, pois permitem compreender o espaço, com sua complexidade e intensa atividade, e incluem, entre outras, os Sistemas de Informação Geográfica(SIG), a Cartografia Digital, o Sensoriamento Remoto por Satélites, o Sistema de Posicionamento Global(GPS), a Aerofotogrametria, a Geodésia e a Topografia Clássica. Cada vez mais há a necessidade de disponibilização deste conhecimento à comunidade em geral e acadêmica que utilize ou tenha potencial para utilizar análise espacial de dados (Oceanografia, Geografia, Arqueologia, Gestão Ambiental, Engenharias, Biologia, Química, Física e etc.), de forma gratuita e com uso das facilidades hoje disponíveis para repasse de conhecimento sem a necessidade de aulas totalmente presenciais.

Atualmente, a plataforma de nominada gvSIG, com código aberto, e em constante desenvolvimento e aperfeiçoamento comandada por pesquisadores espanhóis, está disponível de forma gratuita na internet, e constitui-se em uma excelemnte opção de uso para implementação de cursos de capacitação à distância.

Solution: 

O objetivo desse projeto é favorecer a institucionalização de métodos e práticas de ensino-aprendizagem de geotecnologias, baseados no uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), promovendo uma integração e convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância aos métodos didático-pedagógicos, ao mesmo tempo em que difunde o uso de software livre em trabalhos de geoprocessamento.

O projeto está fundamentado, entre outros aspectos, na experiência acumulada pelos participantes do projeto no uso e ensino de ferramentas de geotecnologias em diversos curso de graduação e pós-graduação na instituição, na grande demanda reprimida de capacitação em geotecnologias, já detectada no âmbito da educação e comunidade em geral, a necessidade de profissionais capacitados para suprir demanda do mercado de trabalho (universidades, órgãos ambientais federais, estaduais e municipais, iniciativa privada, ONGs entre outros), e a possibilidade de disseminação de conhecimento de geotecnologias.

Benefits: 

Espera-se que o projeto contribua efetiva e decisivamente para a institucionalização desse tipo de método e prática de ensino-aprendizagem. Sob o ponto de vista da capacitação espera-se que os alunos adquiram as habilidades necessárias para o gerenciamento de dados em suas áreas de atuação, assim como, abrir novos horizontes de pesquisa através das inúmeras possibilidades de manipulação de dados através de geotecnologias. Sob o ponto de vista da atuação profissional espera-se que a capacitação em geotecnologias  promova uma melhoria da qualidade da informação e facilite a tomada de decisão profissional em atividades de planejamento, administração e gestão.

Finalmente, espera-se que ferramentas livres de geoprocessamento estejam cada vez mais presentes na sala de aula e possam servir de base para implementação e manipulação de dados geográficos para a melhoria dos processos gerenciais e de ensino, seja em instituições públicas ou privadas, governamentais ou não. O uso de ferramentas de software livre em um projeto institucional, em ambiente educacional, proporcionará a disseminação de seu uso pelos futuros profissionais em seus ambientes de trabalho.

Para atingir seus objetivos, o projeto conta com a estrutura oferecida pelo LOG_IO (Laboratório de Oceanografia Geológica do Instituto de Oceanografia), de alunos dos cursos de graduação em Gestão Ambiental, Arqueologia, Geografia, Física e Oceanografia da FURG que utilizam o software livre gvSIG nas aulas de SIG e de estagiários do curso de Geoprocessamento e Informática para Internet do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande(IFRS).

Rate it!!: 
No votes yet
Country: