Skip directly to content

gvSIG e o Atlas Interativo Ambiental e Oceanográfico do Estuário da Laguna dos Patos

Contact name: 
Rosa Maria Piccoli da Cunha
Organization: 
Universidade Federal do Rio Grande - RS
Software: 
Other software: 
Situation: 

Inserida em uma região costeira, o Estuário da Laguna dos Patos abrange uma área que vai deste a Ponta da Ilha da Feitoria em Pelotas até a ponta dos molhes da Barra de Rio Grande. Situações especiais resultantes de processos ligados à alternância de períodos glaciais e interglaciais, nos últimos dois milhões de anos, modelaram um relevo em que se destacam as regiões estuarinas, onde as condições de alta produtividade, através dos tempos têm estimulado assentamentos urbanos, comerciais, industriais, portuários, pesqueiros e de lazer.

Neste sentido, as pesquisas visando caracterizar os ambientes costeiros passam necessariamente pela coleta e interpretação de informações de cunho geológico, físico, químico e biológico. Uma das maiores dificuldades atualmente na mídia eletrônica é a adaptação dos conteúdos a linguagem dos meios, e a adoção de técnicas e métodos de gerenciamento mais eficazes visando uma melhor disponibilização dos dados gerados sobre uma região de estudo, ou seja, obter softwares adequados ao ambiente informatizado e aos alunos/professores/pesquisadores que os utilizarão.

Solution: 

O presente trabalho visa contribuir para o aprimoramento da aplicabilidade dos Sistemas de Informações Geográfica(SIG), na formação, manutenção e disponibilização de informações ambientais , tendo como base o estuário da Laguna dos Patos, RS. A implementação das informações e imagens disponíveis, será realizada através do software livre gvSIG. O servidor com sistema operacional Ubuntu (Linux), o banco dados implementado em Postgre e Postgis, e utilizando o MapServer as informações serão disponibilizadas num ambiente virtual e para visualização e interação na WEB.

Benefits: 

A aplicação desta técnica possibilitará o acesso às informações ambientais e oceanográficas da região em estudo, colocando dentro da sala de aula informatizada todas as ferramentas para a interação do professor e aluno, tanto da escola básica como da superior, mostrando e buscando dados, mapas, cartas antigas e atuais da região. A construção de mapas será a base para o cruzamento de informações, possibilitando a realização de consultas, gerando assim novas informações correlacionadas aos dados utilizados.

Espera-se que com a implementação destas técnicas, sejam gerados novos mapas temáticos que irão mostrar, espacialmente e ao longo do tempo, novos cenários ambientais e oceanográficos da área em estudo. A aplicação de ferramentas de software livre em um projeto institucional em ambiente educacional acarretará em breve espaço de tempo a utilização das mesmas, pelos futuros profissionais em seus ambientes de trabalho.

Para obtenção destes resultados pode-se contar com a estrutura oferecida pelo LOG_IO (Laboratório de Oceanografia Geológica do Instituto de Oceanografia), de alunos dos cursos de graduação em Gestão Ambiental, Arqueologia, Geografia, Física e Oceanografia da FURG que utilizam o software livre gvSIG nas aulas de SIG e de estagiários do curso de Geoprocessamento e Informática do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande(IFRS).

Rate it!!: 
No votes yet
Country: