Skip directly to content

Análise Espacial da dinâmica agropecuária por meio da determinação de centros de massa e vetores

Author: 
Mayra A. Brasco
Wilson A. Holler
Rafael Mingoti
Contact name: 
Wilson A. Holler
Organization: 
Embrapa Gestão Territorial - Brasil
Software: 
Situation: 
  • Compreender a dinâmica territorial de produtos agropecuários.
  • Estudar a dinâmica espaço-temporal da produção em diversas escalas e confrontar dados de produção com os de infraestrutura e políticas públicas.
  • Neste trabalho foi analisado a direção e a velocidade de deslocamento da produção de soja em todo território brasileiro no período de 1990 a 2012.
Solution: 

Elaboração de projeto em gvSIG com os dados de produção municipal (período de 1990 a 2012) de soja no Brasil, com a base cartográfica municipal do país do ano de 2007 e a utilização de ferramentas do software, gerando os centros de massa e o vetor que determina a dinâmica da produção.

Para melhor análise da dinâmica, foi necessário quantificar a produção e a movimentação da produção de soja e adotar análises estatísticas, para conclusões científicas acerca dos processos.

Benefits: 

A metodologia traz, como grande vantagem, a quantificação da movimentação da produção de soja, tanto na distância de deslocamento, quanto na sua direção, permitindo, assim, realizar comparações dos resultados entre períodos para esse ou outro produto agropecuário, e/ou entre diferentes produtos agropecuários para um mesmo período.

O centro de massa pode ser utilizado como indicador da desigualdade espacial das atividades agropecuárias, pois possibilita a análise da dinâmica espaço-temporal, contribuindo para a sustentabilidade do agronegócio em bases territoriais. As análises podem ser realizadas por regiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul), por estados, por mesorregiões, por microrregiões, por municípios, por bairros predominantemente rurais, por bacias hidrográficas ou qualquer outro agrupamento que possuam dados históricos.

Rate it!!: 
No votes yet
Country: