Skip directly to content

Um procedimento para a correção de geometricas de uma bacia hidrográfica em um banco de dados espacial

Author: 
César Huegel Richa
Alexandro Gularte Schäfer
Contact name: 
Alexandro Gularte Schäfer
Organization: 
Universidade Federal do Pampa - Unipampa
Software: 
Other software: 
Situation: 

Durante a aplicação de um banco de dados espaço-temporal (BDET) para a estimativa do impacto das alterações da cobertura superficial do terreno no escoamento superficial direto, deparou-se com a existência de diversos erros e inconsistências nas geometrias dos arquivos shapefile da bacia hidrográfica. Visando melhorar os resultados das estimativas, estes erros deveriam ser eliminados.

Solution: 

Desenvolvimento de um procedimento para a verificação e eliminação dos erros e inconsistências das geometrias, utilizando as funções disponíveis no PostgreSQL/PostGIS. Utilização do gvSIG, conectado ao BDET, para a visualização das geometrias.

Benefits: 

Por se tratar de softwares livres e gratuitos (gvsig e PostreSQL/PostGIS), foi possível desenvolver o procedimento para a correção das geometrias sem se preocupar em buscar recursos para aquisição de software, reduzindo o tempo necessário para atingir os primeiros resultados.

Como os autores já trabalham com o gvSIG (inclusive os alunos bolsistas, que trabalham com o gvSIG na disciplina de Geoprocessamento na Unipampa), não foi necessário realizar treinamentos.

Rate it!!: 
No votes yet
Country: