Skip directly to content

Preparacao de base temática de fragmentos de remanescentes florestais

Author: 
Marilice Cordeiro Garrastaz
Maria Augusta Doetzer Rosot
Rosana Clara Victoria Higa
Marcos Silveira Wrege
Contact name: 
Marilice Cordeiro Garrastaz
Organization: 
Embrapa Florestas - Brasil
Software: 
Situation: 

Este trabalho é parte do Projeto Simulação dos impactos das mudanças climáticas globais sobre os setores de agropecuária, floresta e energia (SIMCAFE - Projeto FINEP no 04/2008). A área de abrangência é o estado do Paraná. Para as analises de cenários de mudanças climáticas sobre as áreas de florestas nativas foi usado o mapeamento dos remanescentes florestais e informações por domínio florestal (Floresta Ombrófila Densa, Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Mista, Savana arborizada, Estepe gramíneo lenhosa). Foram feitas analises espaciais para a geração das informações em uma única camada temática. Os mapas utilizados, em formato shapefile, foram: mapa dos biomas brasileiros (MMA); os fragmentos de remanescentes florestais do projeto SOS MATA ATLÂNTICA, para o Bioma Mata Atlântica; os fragmentos de remanescentes florestais do projeto PROBIO 2006, para o Bioma Cerrado, o mapa Fitogeográfico do Paraná do ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geociências); mapa da malha municipal do PR – versão 2012 do ITCG.

Solution: 

As bases temáticas foram inseridas no gvSIG (versão 1.11 0 OS Win7) e reprojetadas para coordenadas UTM e datum WGS84. Utilizando o Geoprocessos (conjunto de ferramentas de análise espacial para formato vetorial) nas operações de: reprojeção dos temas, CLIP (recortar os fragmentos florestais nativos do Bioma Cerrado oriundo do PROBIO, recortar os fragmentos por Domínio). Agregar informação de domínio fitogeográfico aos fragmentos de remanescentes florestais (SPATIAL JOIN), Dissolver para o limite atual do estado do Paraná a partir do mapa de malha municipal. Na ferramenta SEXTANTE/mesclar unir os arquivos de remanescentes florestais dos Biomas Mata Atlântica e Cerrado.

Benefits: 

As ferramentas de análises espaciais para dados vetoriais do gvSIG (geoprocessos) foram eficientes na preparação dos dados temáticos para subsidiar o projeto nas posteriores análises com dados climáticos simulados para cenários futuros e definição de zona ocorrência dos biomas e avaliar a vulnerabilidade dos fragmentos para posterior análise e medidas cabíveis visando a conservação daqueles mais ameaçados.

Rate it!!: 
Average: 4 (1 vote)
Country: