Skip directly to content

Geotecnologias aplicadas a simulação de perdas de solo por erosão hídrica

Author: 
Francienne Gois Oliveira
Odivaldo José Seraphim
Manuel Esteban Lucas Borja
Contact name: 
Francienne Gois Oliveira
Organization: 
Faculdade de Ciências Agronomicas de Botucatu/ Unesp-SP
Software: 
Situation: 

O quadro atual de degradação das terras agrícolas requer o desenvolvimento de modelos de predição e quantificação das perdas de solo por erosão que possibilitem a adoção de sistemas de cultivo e manejo do solo, bem como de práticas conservacionistas adequadas que reduzam este processo em intensidade, aumentem a produtividade agrícola e a renda no campo. Neste sentido, o modelo de avaliação ambiental da Equação Universal das Perdas de Solo apresenta-se como importante ferramenta, principalmente por proporcionar fácil implementação em sistemas de informação geográfica.

As técnicas de Geoprocessamento, implementadas nos Sistemas de Informações Geográficas, são importantes aliadas do planejamento e avaliação do uso e degradação do solo, permitindo a realização de estimativas de perdas de solos por erosão, a classificação das terras segundo a capacidade de uso, a simulação da degradação do solo através de cenários e diversas análises espaciais com rapidez e precisão, através da álgebra de mapas.

Sabendo-se que a erosão pode comprometer até mesmo o volume de água de uma bacia hidrográfica, o presente trabalho visou estimar a perda de solo e o potencial natural de erosão dos solos da bacia do Ribeirão Lavapés, identificando as áreas críticas quanto à erosão potencial.

 

Solution: 

Utilização da Equação universal de perdas aplicada ao gvSIG.

Benefits: 

Os resultados alcançados com o emprego da Equação Universal de Perda de Solo - EUPS, na estimativa do potencial natural e erosão e de perda de solo na área urbanizada da Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lavapés, demonstraram ser extremamente satisfatórios.

O potencial natural de erosão, com predominância da classe “Fraco”, com potencial entre 0- 400 t.ha-1.ano-1, correspondeu a 76,6% da área. Com relação as perdas de solo, predominou a classe “Baixa”, classificada entre 0-10 t.ha-1.ano-1,  representa uma área de 33,47 ha (76,1%) da área total. O fato do Ribeirão Lavapés estar próximo de áreas susceptíveis a erosão e a área ser deficitária de boa cobertura vegetal o deixa vulnerável ao assoreamento e alargamento.

O sistema de informação geográfica gvSIG mostrou-se viável na determinação dos diversos fatores da Equação Universal de Perda de Solo tornando-se possível zonear as áreas com altas perdas de solo e alto potencial natural de erosão.

Rate it!!: 
No votes yet
Country: