Skip directly to content

Uso do programa gvSIG na análise ambiental da bacia do Rio Jupira

Author: 
Eduardo Hermes de Varga
Alisson Rodrigues Alves
Thiago H.de A.González
Renata S.Dias
Rafael H.de A.González
Contact name: 
Alisson Rodrigues Alves
Organization: 
Centro Internacional de Hidroinformática
Software: 
Other software: 
Situation: 

As Áreas de Preservação Permanente (APP) visam a proteção do ambiente natural tornando-o intocável para alterações antrópicas e impondo a necessariedade de cobertura com vegetação original, pois esta atenua efeitos erosivos dos solos, regulariza o fluxo hídrico, reduz o assoreamento dos rios, todos fatores importantes na gestão ambiental. O monitoramento ambiental é importante instrumento da gestão ambiental, consistindo no acompanhamento qualitativo, gerando informações à comunidade científica, ao público e à tomadores de decisão.

A análise ambiental incorpora resoluções e leis e o monitoramento ambiental, propiciando assim uma percepção integrada do estado ambiental. Neste contexto, o intuito deste estudo foi caracterizar a bacia do Rio Jupira, analisar a APP de acordo com o Código Florestal – Lei n° 12.651/2012 – utilizando o programa gvSIG, comparar parâmetros físico-químicos de qualidade da água do corpo hídrico com a Legislação CONAMA 357/2005 e, desta forma, realizar a análise ambiental desta bacia.

Solution: 

Para verificação da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Jupira, baseou-se no Novo Código Florestal que impõem um mínimo de 30 metros de mata ciliar para cursos d'água com menos de 10 metros de largura, sendo este o caso do rio estudado. Para verificação da mata ciliar, criou-se um Buffer, no programa gvSIG, de 30 m que possibilitou a avaliação visual do estado dos entornos do curso.

Para a caracterização da bacia do Rio Jupira, utilizou-se a ferramenta polígono do Google Earth para delimitar a área de drenagem e, com a utilização do software gvSIG, foi desenvolvido o mapa de uso do solo da área de estudo. Neste mapa, posteriormente, foi sobreposto o buffer gerado para avaliação de instalações urbanas na pressuposta área de APP.

Para identificação dos pontos analisados do corpo hídrico analisado, foi utilizado um aparelho de GPS para georreferenciar as coletas (P1, P2, P3) e suas análises foram realizadas partes in loco e o restante em laboratório. Somados os resultados, pode-se analisar ambientalmente a bacia hidrográfica.

Benefits: 

O programa gvSIG ampara seus usuários no entendimento dos processos que ocorrem na terra e que envolvem a sociedade. Suas ferramentas auxiliam na escolha do melhor local para uma instalação de um aterro sanitário, em projetos de reativação de centrais hidrelétricas e, como neste caso, na análise ambiental de áreas.

O mecanismo de análise ambiental apresentado neste estudo pode ser replicado em outras bacias hidrográficas permitindo a avaliação das APP e matas ciliares, facilitando a aplicação do Novo Código Florestal. Este estudo propõem, então, um novo instrumento, uma nova metodologia para avaliação e reforço da imposição de áreas verde segundo a Lei N° 12.651 em bacias, nos loteamentos, empreendimentos comerciais e na implantação de infraestrutura conforme citado em seu Art. 25. Pela gratuidade de obtenção do software, por sua vasta aplicabilidade em projetos e a atribuição de confiança no dados gerados, o gvSIG é uma excelente ferramenta para a gestão pública e privada.

Rate it!!: 
Average: 5 (2 votes)
Country: