Skip directly to content

Metodologia para elaboração de diagnóstico físico e ambiental no Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias com uso do gvSIG

Author: 
Milton Satoshi Matsushita
Reinaldo Tadeu O. Rocha
Contact name: 
Milton Satoshi Matsushita
Organization: 
Instituto Emater - Brasil
Software: 
Other software: 
Situation: 

O Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias do Governo do Estado do Paraná necessita desenvolver uma metodologia para:

  • Definição das microbacias hidrográficas a partir do agrupamento das ottobacias;
  • Organizar, preparar, gerar e disponibilizar os materiais técnicos na área de Sistema de Informações Geográficas para apoio ao pré-diagnóstico, diagnóstico, plano de ação e acompanhamento nos trabalhos desenvolvidos no Programa;
  • Acompanhar e assessorar na elaboração dos mapas temáticos das microbacias trabalhadas;
  • Analisar e padronizar os mapas temáticos das microbacias trabalhadas, para posterior disponibilização no ambiente interno e para as instituições parceiras.
Solution: 

Uso do software livre (gvSIG) como ferramenta básica para qualificação dos trabalhos do Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias.

Uso de microbacias hidrográficas como unidade básica de trabalho, constituindo-se como instrumento facilitador para a organização dos produtores rurais com vistas à execução de ações em manejo integrado de solos, água e biodiversidade no Estado do Paraná.

Definição das microbacias hidrográficas a partir das ottobacias de menores níveis hierárquicos do estado, produto do Projeto da Base Hidrográfica do Estado do Paraná - 1:50.000, resultante da hierarquização das áreas de contribuição hídrica, definidas pela Agência Nacional de Águas (ANA) a partir da metodologia de Otto Pfafstetter.

Benefits: 

Elaboração do mapa com 6.180 microbacias hidrográficas no Estado do Paraná, com área entre 2.000 ha e 5.000 ha.

Elaboração de mapas físicos – pré-diagnóstico (perímetro da microbacia, rios, nascentes, corpos d’água, classes de declividade, curvas de nível, pontos cotados, áreas urbanizadas, estradas e solos) de 160 microbacias cadastradas.

Orientação e acompanhamento para elaboração e ajustes nos mapas físicos (rios, nascentes, corpos d’água, áreas urbanizadas, estradas, solos, uso e ocupação do solo) para elaboração do diagnóstico e plano de ação.

Rate it!!: 
Average: 5 (1 vote)
Country: