Skip directly to content

Arduino: Uma possibilidade de integração com o gvSIG

Author: 
Gilberto Cugler
Vilmar Antonio Rodrigues
Contact name: 
Gilberto Cugler
Organization: 
UNESP Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” Campus de Registro/Brasil
Software: 
Situation: 

As constantes mudanças climáticas e mal planejamento urbano vem provocando, cada vez mais, desastres naturais que afetam as pessoas residentes nestes locais. Nos momentos de desastres naturais geralmente o sistema de comunicação e energia elétrica ficam prejudicados e, neste contexto faz-se necessário um sistema de apoio ao gerenciamento/monitoramento destas áreas.

Solution: 

Construção de unidades remotas feitas na plataforma ARDUINO, com pequenos coletores solares e sensores capazes de coletar os dados de interesse e transmitir para uma estação base na qual os dados em formato CSV possam ser lidos no gvSIG.

Benefits: 
  1. Agronomia: Inicialmente está em fase de teste em laboratório um protótipo desenvolvido no Arduíno para verificar a temperatura e umidade, informando se estes parâmetros estão em condições ideais para pulverização de defensivo agrícola na cultura de banana, esperando que com a integração com o gvSIG, espacializando os dados coletados, seja possível entender o comportamento regional das condições ideais para aplicação de defensivo agrícola com a utilização de aviões agrícolas.
  2. Defesa Civil: Definir modelos espaciais no gvSIG através de dados fornecidos pelo Arduíno/sensores que possam fornecer informações para mitigação de riscos naturais e, utilizar o gvSIG como ferramenta de gestão nas áreas afetadas, antes, durante e após ao acidente proveniente de fenômeno natural.
Rate it!!: 
No votes yet
Country: