Skip directly to content

Uso de geotecnologias para espacialização de dados de precipitação

Author: 
Francienne Gois Oliveira
Manuel Esteban Lucas Borja
Joyce Silvestre de Sousa
Odivaldo José Seraphim
Contact name: 
Francienne Gois Oliveira
Organization: 
Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu/ UNESP - FCA
Situation: 

Espacialização de dados de precipitação da bacia hidrográfica do Ribeirão Lavapés como parte do estudo hidrológico para o projeto de reativação de uma microcentral hidrelétrica localizada nesta bacia na área da Faculdade de Ciências Agrônomicas de Botucatu.

Solution: 

Uso da ferramenta Sextante do gvSIG: Rasterização e interpolação – Distancia Inversa para a espacialização dos dados de precipitação e geração dos mapas temático e de isoietas.

Benefits: 

Os dados hidrológicos e demais informações pertinentes à pesquisa, além dos dados obtidos por sensoriamento remoto, foram utilizados na produção de mapas e, em consequência, na interpretação de resultados que vieram a auxiliar na caracterização da área da bacia em estudos.

A partir dos mapas de espacialização da chuva, torna-se possível visualizar a precipitação que intercepta cada ponto da bacia do Ribeirão Lavapés.

O gvSIG se mostrou eficaz para a elaboração de mapas de precipitação com a utilização do modelo Inverso da Distancia do Quadrado na geração do modelo digital do terreno.

Rate it!!: 
Average: 3.5 (2 votes)
Country: