Skip directly to content

Uso do software livre gvSIG na analise ambiental para reativação de uma microcentral hidrelétrica

Author: 
Francienne Gois Oliveira
Odivaldo José Seraphim
Contact name: 
Francienne Gois Oliveira
Organization: 
Faculdade de Ciências Agronomicas de Botucatu/UNESP-Brasil
Situation: 

Escolha de um local representativo (mata nativa preservada) para instalação das parcelas de observação da fauna e flora.

Solution: 

Na era de constantes inovações tecnológicas do uso de microcentrais hidrelétricas ainda é muito bem vindo para geração de energia elétrica descentralizada sem causar grandes impactos ambientais. O uso de sistemas de informações geográficas vem sendo amplamente utilizados na análise e estudos ambientais e hoje com o advento de softwares Livres estes estudos estão mais acessíveis a estudantes e profissionais.

Este estudo teve por objetivo realizar uma análise ambiental de uma área de microcentral desativada desde a década de 30 e que passará por processo de reativação visando estudo ambiental da área e elaboração de mapas temáticos para suporte no processo de licenciamento ambiental.

A área de estudos localiza-se no Estado de São Paulo - Brasil, no munícipio de Botucatu na Faculdade de Ciências Agronômicas - Fazenda Lageado. Está geograficamente localizada entre as coordenadas 22º43’12” de latitude Sul e 48º29’43” de longitude Oeste de Greenwich.

Para a realização do estudo, utilizou-se imagem do satélite Spot de março de 2011 com resolução espacial de 2,5 metros e para processamento da imagem e geração de banco de dados empregou-se o software livre gvSIG versão 1.11. Por meio das técnicas de sensoriamento remoto foi possível gerar o mapa de uso e ocupação do solo definir os melhores locais para monitoramento da fauna, flora e da qualidade da água assim como gerar os mapas de declividade, hidrologia e de solos.

Benefits: 

Como as áreas de observação foram definidas previamente com a utilização da imagem Spot no gvSIG, facilitou-se o trabalho de campo.

Contudo, a utilização de software livre é uma alternativa que se tem mostrado viável em muitas situações, como menos custosa e que proporciona um grau de liberdade ao usuário quando comparado com os aplicativos comerciais. O gvSIG  mostrou-se muito eficiente e os resultados são seguros. Os mapas gerados servirão de suporte na elaboração dos laudos ambientais para o processo de licenciamento ambiental o qual a microcentral hidrelétrica Lageado passará.

Rate it!!: 
Average: 5 (2 votes)
Country: