Skip directly to content

Utilização de software livre para Análise Geoespacial – Estudo de Caso: Seleção de Área para Instalação de Aterro Sanitário

Author: 
Rodrigo Campi Sperb
Rafael Medeiros Sperb
Carlos Henrique Bughi
Luís Vinícius Mundstock Porto de Souza
Contact name: 
Rodrigo Campi Sperb
Organization: 
Universidade do Vale do Itajaí (Univali) - Brasil
Software: 
Situation: 

Este trabalho apresenta um estudo de caso envolvendo análise geoespacial complexa para identificação de áreas adequadas à instalação de aterro sanitário. Foram definidos os seguintes critérios técnicos: distância mínima de cursos d’água, distância mínima de vias, distância mínima e máxima de núcleos populacionais, tipo de solo e declividade do terreno. Para esta análise, foi empregado um SIG livre (opensource), com intuito não apenas de verificar a metodologia de análise, mas também assegurar a viabilidade deste tipo de ferramenta na prática. Os resultados indicam que a realização de tais processos de planejamento geoespacial com o uso de tecnologias livres, especialmente da utilizada no estudo de caso desenvolvido, é plenamente viável.

Solution: 

Utilizado gvSIG para implementar a seguinte análise conceitual (veja a imagem).

Benefits: 

O gvSIG se mostrou viável para executar a análise por completo ( que abrange diferentes tipos de análise espacial), com custo direto de software zero. Sendo portanto uma alternativa bastante interessante, por exemplo, para governos e entidades públicas, particularmente as de menor porte que dispõe de poucos recursos para investimento em ferramentas computacionais, num cenário em que cada vez mais lhes é cobrado a execução de diversos tipos de Planos e Projetos que demandam análises espaciais de considerável complexidade, em muitos casos.

 

Rate it!!: 
Average: 5 (3 votes)
Country: