Skip directly to content

Recent Case Studies in Portuguese, Brazil

Case studies by language: English · Spanish · Portuguese · French · Russian

43 case studies so far, why not contribute yours?

Aplicações do gvSIG na Gestão Territorial com foco no Nexo Água-Energia

Situation: 

O objetivo principal deste estudo é apresentar a relevância da utilização do gvSIG na gestão do território com foco no nexo água-energia na bacia hidrográfica do Rio São Francisco Verdadeiro – SFV, um case do Centro Internacional de Hidroinformática - CIH. A bacia SFV tem a foz de seu rio no lago da Hidroelétrica Itaipu Binacional e possui elevados índices agropecuários que acarretam em danos ambientais tanto aos seus recursos hídricos quanto ao reservatório.

Software: 
5
Average: 5 (1 vote)
Country: 

O gvSIG no auxilio da localização de regiões favoraveis ao encontro de potenciais esposos em Salvador/BA

Sectors: 
Situation: 

Segundo o IBGE, a razão entre a quantidade homens e mulheres em uma população é denominada razão de sexo, média brasileira é de 9,4 homens para cada de 10 mulheres. A faixa etária de onde ocorrem a maioria dos casamentos e uniões está entre 20 a 39 anos. Em Salvador (BA), existe a maior desigualdade entre as capitais brasileiras, 8,5 homens para cada 10 mulheres, esta realidade faz com que a cidade possa ser considerada a capital mais difícil para uma mulher casar.

Este estudo visa utilizar o SIG como ferramenta para auxiliar as mulheres da cidade de Salvador a localizar as regiões onde estão

Software: 
5
Average: 5 (1 vote)
Country: 

Análise Espacial da dinâmica agropecuária por meio da determinação de centros de massa e vetores

Situation: 
  • Compreender a dinâmica territorial de produtos agropecuários.
  • Estudar a dinâmica espaço-temporal da produção em diversas escalas e confrontar dados de produção com os de infraestrutura e políticas públicas.
  • Neste trabalho foi analisado a direção e a velocidade de deslocamento da produção de soja em todo território brasileiro no período de 1990 a 2012.
Software: 
0
No votes yet
Country: 

Implantação de estrutura de geotecnologia em âmbito municipal

Situation: 

A necessidade de se obter um produto, a nível de implantação de geoprocessamento nos municípios, que esteja disponível para técnicos, cidadãos e usuários de uma maneira geral.

  • As ferramentas desktop são demasiadamente complexas para pessoas que não são da área da geotecnologia, e isso é um impeditivo da disseminação do uso de mapas e de bases cadastrais integradas ao geoprocessamento, como um todo;
  • As ferramentas de desenvolvimento web (geoportais) seria uma alternativa, porém, desenvolver um template para cada cliente pode-se tornar oneroso e custoso;
  • Os usuários precisam visualizar
Software: 
5
Average: 5 (1 vote)
Country: 

Um procedimento para a correção de geometricas de uma bacia hidrográfica em um banco de dados espacial

Situation: 

Durante a aplicação de um banco de dados espaço-temporal (BDET) para a estimativa do impacto das alterações da cobertura superficial do terreno no escoamento superficial direto, deparou-se com a existência de diversos erros e inconsistências nas geometrias dos arquivos shapefile da bacia hidrográfica. Visando melhorar os resultados das estimativas, estes erros deveriam ser eliminados.

Software: 
0
No votes yet
Country: 

Preparacao de base temática de fragmentos de remanescentes florestais

Situation: 

Este trabalho é parte do Projeto Simulação dos impactos das mudanças climáticas globais sobre os setores de agropecuária, floresta e energia (SIMCAFE - Projeto FINEP no 04/2008). A área de abrangência é o estado do Paraná.

Software: 
4
Average: 4 (1 vote)
Country: 

i3GeoSaúde - Ferramenta de apoio à gestão estratégica com foco na espacialização de dados

Situation: 

Fornecer às prefeituras de pequeno e médio porte uma ferramenta para espacialização de dados voltados para a gestão da saúde pública.

Software: 
4
Average: 4 (1 vote)
Country: 

Geotecnologias aplicadas a simulação de perdas de solo por erosão hídrica

Situation: 

O quadro atual de degradação das terras agrícolas requer o desenvolvimento de modelos de predição e quantificação das perdas de solo por erosão que possibilitem a adoção de sistemas de cultivo e manejo do solo, bem como de práticas conservacionistas adequadas que reduzam este processo em intensidade, aumentem a produtividade agrícola e a renda no campo. Neste sentido, o modelo de avaliação ambiental da Equação Universal das Perdas de Solo apresenta-se como importante ferramenta, principalmente por proporcionar fácil implementação em sistemas de informação geográfica.

As técnicas de

Software: 
0
No votes yet
Country: 

Aplicação de gvSIG para o planejamento municipal na área da saúde em Morretes-PR

Situation: 

A Administração Pública do Município de Morretes-PR precisava de um sistema de informações geográficas para auxiliar a gestão municipal, em especial a gestão de saúde, educação e turismo. Os dados dos atendimentos do ssitema de saúde estavam armazenados em computador, mas não estavam georreferenciados. Os dados vetoriais da base urbana estavam subutilizados, dispersos em arquivos de CAD.

Software: 
0
No votes yet
Country: 

Desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para o monitoramento de uma bacia hidrográfica, utilizando software livre

Situation: 

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Negro em Território Brasileiro necessitava de informações espaciais da bacia para subsidiar a tomada de decisão em questões relacionadas à gestão territorial.

Software: 
4.8
Average: 4.8 (5 votes)
Country: 

Pages